sábado, 3 de dezembro de 2016

Ser Católico é...











O que é ter noção da fé?

Fé é uma adesão pessoal, do homem todo, a Deus que Se revela. Comporta uma inteligência e da vontade a Revelação que Deus fez de Si mesmo, pelas suas ações e palavras. Fé é um dom sobrenatural de Deus. Para crer, o homem tem necessidade dos auxílios interiores do Espírito Santo. Fé é um antegozo do conhecimento que nos tornará felizes na vida futura. Fé é crer sem ver! É ter certeza. É acreditar que Deus existe. Fé é a virtude pela qual aceitamos tudo que Deus nos revelou e que a Igreja nos ensina. Fé é uma das virtudes teologais. Fazendo uma analogia ao Direito Canônico, fé é como um axioma, isto é, uma verdade inquestionável universalmente válida. É uma sentença incontestável, irrecorrível e inenarrável. Nesse entendimento a fé nos dá uma certeza firmíssima da verdade revelada. Fé é obedecer fielmente e cegamente aos ensinamentos de Deus sem existir nenhum resquício de dúvida.
Assim, ao responder a interpelação acima, de forma sintetizada dentro do catecismo e dentro do direito canônico, agora parto para expor e delinear a minha visão e entendimento da incomensurável grandeza sobre a Fé. E para isto, mostro como a própria pergunta por si já demonstra o crer sem ver. Desta forma te pergunto: O que é noção? Segundo nossos dicionários, define como uma ideia imediata (que é ou age sem intermédio) e intuitiva (que pode se perceber por simples intuição, simplesmente perceptível) sobre algo; ou exposição sumária (concisa, sintética e simples); ou ainda conhecimento elementar (modo primário, básico, simples, fácil, claro). Logo, como podemos verificar a própria palavra “noção” em sua terminologia ou acepção, não consegue e nem conseguiria alcançar e nem tão pouco mensurar a grandiosidade, riqueza e o sentido da Fé. Nesse contexto, sendo a fé algo abstrato, subjetivo e indecifrável, onde ela é o liame pessoal com Deus, peremptoriamente ratifico: Eis o mistério da Fé!!!!
Com essa exposição acima, sob a luz inteligível da razão, a própria exposição apresentada também já faz diferenciar o que é fé natural ou a fé sobrenatural. Onde se entende que a fé natural é como algo palpável, visível... Tendo o homem sua confiança naquilo em que ele vê, quando as circunstâncias estão dentro de uma lógica, razão. Exemplo de fé natural é passagem em que Jesus dirige-se para Tomé e coloca-se na sua frente, e lhe diz: “Poe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não seja incrédulo, mas fiel.” (Jo 20,27). O melhor exemplo de fé sobrenatural, no meu entender, realiza-se na Virgem Maria que modo mais perfeito a obediência da fé, Maria acolhe o anuncio e a promessa trazida pelo anjo Gabriel, acreditando que a Deus nada é impossível (Lc. 1,37) (9) e dando seu assentimento: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc.1,38). É em virtude desta fé que todas as gerações a hão de proclamar bem-aventurada (Lc. 10);



Nenhum comentário:

Postar um comentário